Projetos

A equipe do INDI se dedica à projetos nas seguintes linhas de ação:

Inovação

Centro de Pesquisa e desenvolvimento na Casa de Castro Alves: projetado para pesquisar novos proposições artesanais, como novas rendas , através da inter-relação entre designers e comunidades produtivas. O INDI, investe em P&D, aplicada aos conteúdos tradicionais, acreditando na possibilidade de renovar os conhecimentos tradicionais, criando novas idéias e transformando-as em produtos e serviços efetivos e afetivos, traduzindo o potencial criativo das comunidades em inovação.

Formação em Design

O trabalho de educação em design inclusivo e arte, é voltado para soluções de design que contemple os aspectos ambientais, tecnológicos e culturais , enquanto base para geração de produtos que atendam ao principio da sustentabilidade social, econômica e ambiental, se estruturando a partir dos seguintes objetivos principais:

• Estruturar e apresentar o trabalho realizado pelas comunidades tradicionais e grupos produtivos

• Integrar os princípios do design dialógico no desenvolvimento de ações de educação para as comunidades, contribuindo para a construção de estratégias de sustentabilidade social;

• Estabelecer um programa de integração global, intercâmbio de fazeres e saberes, com experiências similares em outras unidades museológicas e afins;

Eco design

O INDI tem trabalhado também na disseminação dos conceitos de eco-design, através do programa de utilização de insumos reciclados na produção de moda, assim o INDI apoia a pesquisa de utilização da fibra de poliamida, refugado da indústria de pneumáticos, na moda, através do trabalho de Márcia Ganem, que compreende também a utilização desse descarte, para produção de rendas tradicionais por comunidades produtivas.

Espaços de Memória

Criação de Centros de Cultura , projetados para abrigar a historia das comunidades e as diversas manifestações artísticas, articulando espaço de educação voltada à arte e design, comercialização de produtos produzidos pela comunidade e espaço de apresentações das manifestações culturais.

Casa de Castro Alves

A Casa de Castro Alves é um espaço integrado de memória, cultura popular, design, educação e intercâmbios, instalado na antiga residência de Castro Alves e sua família, no Centro Histórico de Salvador. Para alem de um espaço museológico, a Casa se propõe a apresentar a contemporaneização do pensamento do poeta, apresentando arte e design, como instrumentos de resgate de cidadania. Assim, a proposta é, além de expor a obra de Castro Alves, apresentar trabalhos contemporâneos de artistas e designers nacionais e internacionais, que coadunem com o pensamento do poeta, trabalhos que reflitam as causas sociais e a dignidade humana. O Programa de Exposição, Formação e Arte da Casa de Castro Alves, está tambem alinhado com o pensamento de fortalecimento de comunidades tradicionais, a cada ano a casa recebe um coletivo interdisciplinar de artistas, que desenvolvem trabalhos sobre a comunidade produtiva em foco.

Casa de Cultura de Saubara

A Casa de Cultura de Saubara é o espaço da comunidade, que abriga desde a historia da sua formação às suas diversas manifestações artísticas, criadas ao longo do tempo. Se propõe a abrigar espaço de educação voltada à arte e design, comercialização de produtos produzidos pela comunidade e espaço de apresentações das manifestações culturais e arte.